26 setembro 2008

COMUNICADO - DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DIREC 06


Ilhéus, 25 de setembro de 2008.

Prezado(a) Diretor(a) e Cursista,

De ordem, encaminhamos orientações quanto à participação dos cursistas na Aula Inaugural do Curso de Gestão Escolar, a se realizar em 29.09.08, das 14h às 18h, por meio de videoconferência. Informamos que a aula será transmitida, também, pelo endereço eletrônico www.sec.ba.gov.br.

Considerando o número de inscritos e a capacidade de acomodação das salas utilizadas para video, a Secretaria da Educação estará disponibilizando na terça-feira, dia 30.09.08, no site da SEC (www.sec.ba.gov.br), a aula ministrada. Essa medida também, visa evitar problemas nas unidades escolares quanto a saída de professores das salas de aula.

Caso sua Unidade Escolar tenha vários inscritos, a orientação que temos da SEC é que a U E indique um representante para participar do evento.

Mais uma vez, contamos com a parceria de todos para o sucesso deste evento.

Atenciosamente,

Sara Mirian Lemos
CODEB/ DIREC 6

Prezado Cursista,

Agradecemos o interesse de V.Sa. em participar do Curso de Gestão Escolar, saiba que este curso proporcionará um maior entendimento no que tange gestão em rede numa perspectiva democrática.

Diante disso, informamos que encontra-se em anexo o Convite da Aula Inaugural.
Caso não consiga visualizar o convite acesse: http://www.sec.ba.gov.br/diversos/convite_aula_inaugural_gestao_escolar.htm

Atenciosamente
CGD/SUPAV/SEC

21 setembro 2008

O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTICA


Todos os indivíduos têm o direito e o dever de participar da vida social, procurando influenciar as decisões de interesse comum. Se ficarmos passivos, delegando as resoluções aos outros, um pequeno grupo, mais atuante e audacioso, acabará dominando sem resistência e limitações...
Participação política – um instrumento fundamental para a construção de uma nova sociedade mais humana.
A palavra política – origem grega, e foi usada por vários filósofos e escritores da Grécia antiga. Aristóteles disse: “O homem é um animal político”, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia dos outros. Na realidade, o homem é o único animal que durante vários anos depois do nascimento não consegue obter sozinho os seus alimentos.

Tratar de política é cuidar das decisões sobre problemas de interesse da coletividade.

Definição – “Arte e ciência do governo”

Arte – sensibilidade especial para conhecer os seres humanos, suas necessidades, suas preferências, seus caprichos, suas virtudes, visando encontrar o modo mais conveniente de conseguir a concordância de muitos e promover o bem comum.
Ciência – porque hoje existem várias ciências que estudam os comportamentos humanos e assim se torna possível estabelecer cientificamente algumas regras sobre a vida humana em sociedade e sobre como os seres humanos deverão reagir em cada situação.
Problemas políticos – problema de todos: o fato de existir a necessidade de viver em sociedade tem conseqüências muitos sérias. Temos que observar que em relação aos direitos e valores, eles são necessários a todos, devendo merecer a mesma proteção.
Necessidade de tomar decisões: - por estarmos vivos somos obrigados a tomar decisões. Temos as decisões individuais e coletivas. Há, porém, um número muito grande de casos em que a decisão tomada por uma pessoa produz conseqüências sérias para muitos outros...
Ex: comodismo; pelo medo da responsabilidade de decidir, acatamos de boa vontade o que os outros decidiram.
- Osmar Luiz (escritor brasileiro), disse que: “Não se pode conseguir qualquer mudança profunda na sociedade se não houver antes mudança na consciência de cada um”.
- Para uma efetiva participação política, o primeiro passo deve ser dado no plano da consciência.
- Para se atingirem objetivos políticos é indispensável um trabalho organizado: soma de força, divisão de trabalho, recebimento de mais informações, a obtenção de maior rapidez e amplitude na divulgação das propostas.
Fonte: DALLARI, Dalmo de Abreu – O que é participação política, Coleção primeiros 104 passos, Ed. Brasiliense, 13ª edição, 1996.
Pesquisado: Profº Marcos Longo.
http://www.professormarcoslongo31654.can.br/index.php

18 setembro 2008

DIA DO FOLCLORE







A festa do folclore retrata a arte da zona rural, as lavadeiras enquanto lavam roupas cantam as musicas de rodas e os trabalhadores rurais enquanto trabalham, eles cantam para passar o tempo.
profª Gloria Brito

FACE- ENTREGA DO PRÉMIO NA ESCOLA






ENTREGA DO PRÉMIO FACE A NOSSO ALUNO JOSUEL, 1o Classificado no Colégio e 2o lugar na Classificação Geral. PARABÉNS Josuel! Continue correndo atrás de seus sonhos. Sua apresentação arrasou...

09 setembro 2008

REFLEXÃO - ATITUDE


09/09/2008 - 10h30
Brasil fica em último em tabela sobre investimento por aluno
Lisboa, 9 set (Lusa) - O Brasil ficou em último lugar em uma tabela sobre investimentos por aluno em 33 países, elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Com um investimento de pouco mais de 1.000 euros (R$ 2.439) anuais por aluno, o Brasil ficou atrás de países como Estônia, Polônia, Eslováquia, Chile, México e Rússia, que gastam anualmente entre 2.700 e 1.400 euros (entre R$ 6.586 e R$ 3.415) com cada estudante.

Portugal investe em média cerca de 4.200 euros (R$ 10.246) por estudante, o que coloca o país na 22ª posição.

Com dados referentes a 2005, os Estados Unidos lideram o grupo com cerca de 9.000 euros (R$ 21.956), seguidos da Suíça, Noruega, Áustria, Dinamarca e Suécia, com valores que variam entre 8.500 e 6.450 euros (entre R$ 20.736 e R$ 15.735).

No quesito tempo em sala de aula por cada aluno entre sete e 14 anos, o Chile lidera com quase 9.000 horas (o equivalente a permanecer 366 dias ininterruptos na sala), enquanto a Estônia estabelece o menor tempo letivo, com apenas 233 dias.

Depois dos chilenos, os alunos que mais tempo passam nas aulas são os italianos, holandeses, australianos, neozelandeses, franceses e mexicanos, com permanências que variam entre os 350 e os 312 dias.

Com menos tempo dedicado à escola, depois da Estônia aparece a Finlândia, Eslovênia, Noruega, Suécia, Coréia do Sul e Alemanha, com cargas horárias que totalizam entre 237 e 258 dias ininterruptos nos sete anos de escolaridade contabilizados.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/09/09/ult5771u53.jhtm