18 junho 2009

Concurso: 3.500 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento no IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (www.ibge.gov.br), torna pública a abertura das inscrições ao Processo Seletivo Simplificado, destinado a selecionar candidatos para contratação temporária de pessoal para a realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas.
Sobre as inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas a partir das 0h00 do dia 9 de junho de 2009 até às 23h59 do dia 23 de junho de 2009, através da Internet, no site da Consulplan (www.consulplan.net), observado o horário oficial de Brasília-DF.
Haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto Federal nº 6.593/2008. Fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, nos termos do Decreto Federal nº 6.135/2007; e for membro de "família de baixa renda", nos termos do Decreto Federal nº 6.135/2007. A isenção poderá ser solicitada via Internet, ou em uma Agência credenciada dos Correios, mediante o preenchimento de requerimento, o qual deverá ser encaminhado, juntamente com cópia do documento de identidade do candidato, no período de 9 a 11 junho de 2009, via carta registrada, para a Consulplan (Rua José Augusto de Abreu, nº 1000, Bairro Augusto de Abreu, Muriaé-MG - CEP 36.880-000), mencionando "Processo Seletivo Simplificado - APM 2009 IBGE".
O valor da taxa de inscrição é de R$ 16,20, sendo obrigatoriamente o mesmo em todo o território nacional.
fonte:www.pciconcursos.com.br

Inscrições para novo Enem estão abertas até 17/7



Estudantes de escolas públicas e particulares que concluem o ensino médio este ano podem se inscrever a partir de 15 de junho, pela internet, para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O período de inscrições vai se estender até 17 de julho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h (horário de Brasília). A participação no exame não é obrigatória.
A partir deste ano, o Enem passa a ser aceito por várias universidades federais como alternativa ao vestibular no critério de seleção de estudantes. O exame é composto de quatro provas, com 45 questões objetivas de múltipla escolha que vão medir o conhecimento dos alunos nas áreas de linguagens, códigos e redação; matemática; ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias.
Também podem fazer o exame os estudantes que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores, mas todos os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova. Alunos de escolas públicas não pagam a taxa de inscrição, de R$ 35.
Os estudantes devem fazer a inscrição na página eletrônica do exame.

Fonte:http://www.mec.gov.br/enem