29 março 2008

Discussão sobre laboratórios de informática


28/03/2008
Boletim EducaRede nº 271

Destaques da semana

Discussão sobre laboratórios de informática esquenta o Fórum

No Estado de São Paulo, 80% das escolas possuem computadores conectados à banda larga, mas os alunos pouco os utilizam. Na sua escola existe laboratório de informática? Como ele é utilizado? Essas e outras questões agitam os educadores no Fórum Internet na Escola, mediado por José Carlos Antonio, autor do texto "Quebrando computadores", que dimensiona os prejuízos em manter os equipamentos parados.

Leve o seu olhar para além dos muros da escola

A galeria Fotolog do Aluno é um espaço dedicado especialmente a você, estudante, para que divulgue, por meio de imagens ou textos, suas produções, sua escola, seu grupo de amigos, o professor ou professores que você mais gosta...Seja um repórter e traga a sua comunidade escolar e o que acontece nela para o mundo conhecer. Participe.

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=forum.ds_forum&
id_comunidade=0

21 março 2008

Objetivo


Colegas,
Vamos entrar na era das tecnologias?
Este blog, pretende colocar todos: professores, alunos, direção, pais, pessoal de apoio, em contato entre si e visa o aproveitamento de futuros trabalhos usando as novas tecnologias, porque como diz o "grande mestre", Nelson Pretto
Há quem pense que as tecnologias estão chegando para nos aprisionar: tem que usar Internet nas aulas, tem que aproveitar o software que a escola comprou, tem... Mas as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) “não são meros artefatos que a gente vai colocar para ficar moderninho”. Precisamos percebê-las enquanto Cultura e com um olhar político. Esse é o convite que Nelson Pretto faz a todos os educadores que querem contribuir para melhorar os índices educacionais do país.

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.
especiais&id_especial=302

DICAS PRÁTICAS DO USO DOS BLOGS


Dicas práticas

No mundo dos blogs–
o diário virtual na escola

Blog é uma abreviação da palavra Weblog: Web (rede, teia) e log (registro). É um diário virtual que pode ser educacional, familiar, pessoal e comunitário. Sua principal característica é a facilidade de criação e publicação de novos conteúdos na Internet pelo criador do blog e pelos visitantes, possibilitando a comunicação rápida, simples e organizada.

No âmbito educacional, o uso do blog pode potencializar processos de colaboração, o exercício da expressão criadora, a valorização da produção com significado social, a autoria e o protagonismo. Estimula também a leitura, a escrita e produção em outras linguagens, podendo constituir redes sociais e de saberes.

Nesse sentido, é uma importante ferramenta que possibilita o desenvolvimento de aprendizagens relativas à comunicação digital e à postura autoral na Internet, por meio da publicação de conteúdos.


PÚBLICO–ALVO

4º ano do Ciclo I, Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio


OBJETIVOS

* Exercitar a produção e troca de mensagens entre os alunos no meio virtual.
* Potencializar a colaboração e o intercâmbio de idéias entre os alunos.
* Conhecer e explorar os recursos das ferramentas de blogs.
* Desenvolver práticas de leitura e escrita que contribuam na produção de textos e compreensão do que se lê.
* Aprender a criar blogs e ser produtor de conteúdo na Internet.


RECURSOS NECESSÁRIOS

Computadores conectados à Internet, projetor multimídia, câmera digital, escâner e programa de edição de fotos.


PROGRAMAS UTILIZADOS

Sites de produção de blogs, processador de texto e navegador de Internet (Internet Explorer).


FONTES DE PESQUISA

Para criar seu blog, sugerimos os seguintes sites:
http://www.blogger.com/start
http://weblogger.terra.com.br/
http://www.blogs.com.br/oqueeblog.php



METODOLOGIA

ANTES
Conhecendo o que os alunos sabem e o que desejam saber a respeito de blogs e dos recursos utilizados para sua elaboração

Exponha o projeto aos alunos, seus objetivos e duração. Em seguida, faça um levantamento dos conhecimentos prévios da classe. Salve o registro dessa conversa. Peça aos alunos que também registrem, individualmente, o que sabem sobre blogs e salvem em pasta própria.


Sugestão de roteiro para registro

* O que você sabe sobre blogs?
* Quais blogs você conhece e visita?
* Você costuma enviar textos para blogs?
* Quando você visita um blog, seu objetivo é...
* Você já criou um blog?
* Você já utilizou um blog na escola? Como?


DURANTE
Conhecendo blogs e combinando algumas regras

* Converse com a classe para a definição do tema do blog.
* Exponha aos alunos quais programas serão utilizados no projeto, explicando o uso do Internet Explorer e a criação de pastas nas quais cada aluno salvará seus textos.
* Combinem posturas que devem ter ao publicar e comentar na Internet e estabeleça regras de ética e de utilização do blog, formuladas juntamente com eles.
* Para ampliar o repertório dos alunos, indique a leitura de textos sobre blogs e aproveite para indicar exemplos de blogs na Internet.


Dica

No Portal EducaRede, você encontra conteúdos que podem ajudá–lo na realização da atividade.

No canal Ensinar com Internet, veja os textos:
“Educar para o uso responsável dos meios digitais”
“Blog: diário virtual que pode ser usado na escola”

No canal Educalinks, confira as categorias:
Blogs de Professores
Blogs de Projetos


Criando o blog

* Defina com os alunos o nome do blog, o tema a ser trabalhado, a descrição e o template (modelo da página).
* Com auxílio do projetor multimídia, crie o blog com os alunos, acompanhando o processo.
(Sugestão: http://weblogger.terra.com.br/, http://www.blogger.com/start).
* Construam o texto de apresentação do blog coletivamente.
* Os alunos devem se cadastrar no site que hospeda o blog da turma.


Produzindo os textos

* Apresente as ferramentas de edição e publicação, divida os alunos em duplas e oriente–os para a elaboração de um texto e de uma imagem a serem publicados no blog.
* Para produzir os textos, é importante dividir os temas entre as duplas. Os alunos digitam o texto no Word e salvam na pasta indicada anteriormente pelo professor.
* As duplas devem revisar o texto produzido, preocupando–se com a norma culta da língua.
* Os alunos também devem escolher uma imagem na Internet, cuja reprodução seja autorizada, nomeá–la e salvá–la no computador. Eles devem indicar crédito (o site do qual copiou a imagem) e legenda (uma breve descrição da foto).

Publicando os textos


Quem publica?

Esse é um blog coletivo e, geralmente, algumas ações só podem ser feitas pelo criador do blog, no caso, o professor. São elas: publicar texto inicial, publicar mensagens, publicar imagens. Por isso, esses materiais serão publicados pelo professor. Em alguns provedores de blog, o “criador” pode alterar as configurações para permitir que outros usuários também publiquem imagens e mensagens.

Para publicar o texto inicial de cada tema, peça aos alunos que enviem o material por e–mail para o professor. Com esse material em mãos, o criador do blog deve inserir as novas postagens (cada uma apresenta o título do subtema da dupla). Copie o texto, insira a imagem e publique no blog.

Comentando as produções

Após publicar as primeiras mensagens no blog, peça aos alunos que comentem os textos dos colegas. Todos os usuários podem comentar as mensagens.

Organização das mensagens

Esse é um blog coletivo e está dividido em temas. Portanto, oriente os alunos na organização das mensagens e comentários.


DEPOIS
Sistematizando o processo

Esse projeto pode ser estendido até o professor achar que é a hora de parar ou iniciar outro tema. Para finalizar, proponha à classe a construção de um texto coletivo sobre o processo de construção e uso do blog, retomando os registros iniciais para serem publicados no blog.


AVALIAÇÃO
Retomando registro inicial

A sistematização coletiva do processo de criação e uso do blog pode ser um instrumento de avaliação do professor.

Outra estratégia possível e complementar é os alunos fazerem uma auto–avaliação, retomando seus registros iniciais e respondendo a questão “O que aprendi com esse projeto?”. Eles podem comparar com o que já sabiam e avaliar se suas expectativas de aprendizagem foram contempladas.


Retomando os objetivos

Depois que os alunos retomaram seus registros individuais, amplie a conversa com a classe e socialize os ganhos que os alunos apontam, as dúvidas e dificuldades no processo.

Aproveite para retomar os objetivos e problematizar se eles:

* exploraram blogs;
* ampliaram o repertório sobre funções e recursos dos blogs;
* produziram conteúdo para publicação na Internet;
* inseriram comentários nos textos e imagens dos colegas;
* pesquisaram imagens na Internet;
* publicaram imagens no blog;
* criaram as legendas e citaram os créditos das imagens.


DESDOBRAMENTOS DA PROPOSTA

* Utilizar o blog com outros objetivos educativos: relato diário de projetos escolares, trabalhos em equipe com as diferentes áreas do conhecimento, anotações de aula etc.
* Lançar uma proposta de blogs individuais com temas livres. Se o blog for individual, os alunos devem trocar o endereço entre eles (registram no caderno, no processador de textos e inserem no recurso “Favoritos” do navegador de Internet). Em duplas, eles podem comentar o blog um do outro.
* No caso dos blogs individuais, cada aluno ou dupla será o “criador” do blog. Com esse perfil será permitida a publicação de fotos digitais. Essa é uma boa oportunidade para exercitar com os alunos o processo de criação e publicação de imagens digitais. Pode–se utilizar máquina digital ou escâner.
* Utilizar o fotoblog (um registro publicado na Internet com fotos colocadas geralmente em ordem cronológica, de forma parecida com um blog). Nesse caso, explore um site de publicação de fotos (por exemplo http://fotolog.hyperfotos.com.br/), discutindo as diferenças entre blogs e fotoblogs e os objetivos de cada um, e inicie a produção nessa outra ferramenta.
* O professor também pode utilizar o blog como um roteiro de aula. Ele constrói o blog com orientações para atividades e fontes para pesquisas e os alunos registram comentários e resultados das atividades.


DICAS

* É preciso tomar muito cuidado com direitos autorais, principalmente no que se refere às imagens pesquisadas na Internet. Combine com os alunos o uso de legendas e créditos.
* O professor deve ter uma ficha com todo o cadastro dos alunos: nome, e–mail, nome do blog, assunto, endereço do blog. Oriente os alunos a registrarem suas senhas.
* Sempre registre os nomes dos blogs utilizados e pesquisados.
* Combine com eles a utilização da norma culta. Esteja sempre intermediando esta questão (uso de maiúsculas, acentuação, pontuação, ortografia etc.).
* Oriente para que os textos não sejam muito curtos (duas linhas, por exemplo) ou muito longos, respeitando as características dessa ferramenta.


Fonte: Caderno de Orientações didáticas – Ler e escrever – Tecnologias na Educação

Participe do Fórum: Blog e Educação.

26/07/2007