20 junho 2008

“É impossível mexer um dedo sem incomodar uma estrela”.

“É impossível mexer um dedo sem incomodar uma estrela”.

Provérbio Chinês



A epígrafe acima é muito apropriada à nova mudança de paradigma. Hoje, há um novo cenário, onde o conhecimento atrelado à tecnologia, vem suscitando grandes transformações na humanidade. E isto requer um novo olhar sobre a evolução baseado em uma nova consciência, novos valores e novas visões de mundo. Mas, certamente, é algo que apavora, amedronta, angustia...

É relevante olhar para o passado, analisar o presente e aprender com ambos, enxergando os “erros” e acertos, compreendendo o que necessita ser transformado, a fim de que se possa olhar para o futuro com novos olhos e vislumbrar um mundo melhor para as gerações que virão.

A situação atual indica que todos os indivíduos estão num processo de rápidas transformações nas formas de viver/conviver, nos modos de fazer e de ser, sinalizando a dificuldade para se prever ou definir, a curto, médio e longo prazos, o que e como deve ser ensinado, como também aprendido e quais as competências necessárias para “habitar” neste mundo, em constante mudança.

Morin (2000) sinaliza, apropriadamente, que os problemas atuais são de natureza multidisciplinar, transversais, globais e planetários, implicando em três grandes desafios: globalidade, complexidade e da expansão incontrolada do saber. Tais desafios implicam, segundo ele, a necessidade cada vez maior de:

- dominar e integrar informações, transformando-as em conhecimento;

- revisar permanentemente o conhecimento para que o pensamento possa também ser revisado;

- reconhecer o pensamento como o capital mais precioso, compreendendo também que o maior de todos os desafios é a necessidade de afrontar todos os desafios de maneira interdependente. E, no que concerne a educação, certamente, é também um grande desafio.

A partir dos desafios apresentados por Morin e confrontando com a situação atual, em que as mudanças decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos vêm provocando grandes transformações, em todas as áreas onde o indivíduo está inserido, faz-se necessário que os educadores (re)pensem, (re)vejam e (re)novem seus conhecimentos e posturas em relação ao educando e à sua práxis no contexto escolar.

É preciso atentar para a formação integral do aluno, a fim de que ele possa aprender a pensar de uma forma mais abrangente, a refletir, a (re)criar com autonomia soluções para os seus problemas, estimulando, assim, o pleno desenvolvimento de sua inteligência, não esquecendo a inteligência emocional.

Urge conceber o educando (“nativos digitais”), como um aprendiz inquieto, ativo no sistema atual escolar. Enquanto aprendiz autônomo, ele se torna construtor, desconstrutor e reconstrutor na estruturação do seu conhecimento. Assim, o conhecimento emerge a partir da interação, cooperação entre os indivíduos, permitindo, dessa forma, a troca intelectual, a qual atua como elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento.

Dentro desse novo paradigma tecnológico/científico, é possível reencantar a educação? Seriam novos modos de educar e de aprender?

Segundo o Dicionário Aurélio, encantar significa cativar, seduzir, maravilhar... Reencantar seria então a possibilidade de voltar a seduzir, a cativar novamente. E, nesse contexto, como estabelecer uma relação coesiva com a educação?

A realidade atual da educação brasileira, infelizmente, ainda é sedimentada em práticas pedagógicas muito rudimentares. Mas isso não é empecilho para que se dê uma reviravolta. É preciso que os envolvidos no processo educacional ousem, busquem, estejam abertos a essas mudanças advindas com a entrada das novas tecnologias digitais na educação. Certamente, constituir-se-á uma relevante oportunidade para se catalisar mudanças educacionais imprescindíveis, como também transformar os conceitos coexistentes sobre escola, educação e, quiçá, a própria vida.

Cada um interage a seu modo e se liga e (re)liga com todo o universo de determinada maneira, seja pelo pensamento, seja como co-autor de um dado texto... Não se deve perder de vista a cumplicidade existente entre todos os indivíduos que integram este mundo.

Colegas, esse é o meu olhar.

Bjo no coração de cada um, Nelma Pimenta

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