COLÉGIO
ESTADUAL MOYSÉS BOHANA
PROJETO INTERDISCIPLINAR
ILHÉUS
2012
Tema: COSCIÊNCIA NEGRA
Título: Musica
Negra : A força de uma cultura
Público
alvo: O
projeto se destina ao corpo docente e
discente do Colégio Estadual Moysés Bohana
Áreas
do conhecimento envolvidas: Área de
Linguagem e Humanas e Exatas
Objetivo
: Valorizar
a música negra como forma de expressão, resistência cultural e como
forma de luta contra o racismo e o preconceito
bem como compreender sua
importância na formação da
Identidade cultural do povo brasileiro.
Justificativa
Amparados na lei 10639/03,
as instituições de ensino devem abordar
a história e cultura africana no seu currículo para se desconstruir preconceitos
formados ao longo da história em relação
ao papel e importância do negro na sociedade brasileira. São inúmeros os
equívocos que precisam ser desfeitos
pois como enfatiza Hernadez, “Pela
ocultação da complexibilidade e da dinâmica
cultural próprias da África, torna-se possível o apagamento de suas
especificidades em relação ao continente europeu e mesmo africano(....) Considera-se que a África não tem povo,não tem nação e nem
Estado; não tem passado,logo, não tem História.”
Contrário a esse
pressuposto construído por uma sociedade dominante, Moraes
nos aponta que “Cada povo, em cada
momento da História tem seu sistema de
organização musical”.O que vem nos mostrar que o povo negro com sua
sociedade ágrafa depositava sua cultura
na oralidade e expressão corporal valorizando a música e a memória como forma
de existir.
Vejamos pois, o conceito
mais básico de Música Negra: A música negra ou black music (também
conhecida como música afro-brasileira no Brasil e música afro-americana nos
Estados Unidos) é um termo dado a todo um grupo de gêneros musicais que
emergiram ou foram influenciados pela cultura de descendentes africanos em
países colonizados por um sistema agrícola baseado na utilização de mão-de-obra
escrava (plantation). É comum em toda a América, onde o uso de mão-de-obra escrava
negra foi amplamente utilizada. As músicas tribais africanas foram trazidas
pelos escravos para os países americanos, onde se mesclaram com outros ritmos
europeus, formando novos gêneros musicais.
Nessa linha de
desconstrução de paradigmas entendemos que
a abordagem dos diferentes ritmos de raiz negra no espaço escolar,
é forte instrumento de informação e de
valorização do negro através de sua força de expressão e produção de cultura.
Metodologia : A proposta em
construção se dá em etapas :
1- Os diversos ritmos de raiz negra ( Reagge, Funk, Axé, Pagode, Samba, Gospel,
Soul, Hip Hop ) sejam distribuídos por
série/sala e sejam eleitos professores
orientadores juntamente com um ou dois alunos
líderes de grupo para que esses ritmos escolhidos sejam pesquisados,
estudados.
1.1.
Em decorrência da greve,
não pudemos homenagear o centenário de Luis Gonzaga, logo, colocaremos esse
ilustre representante da cultura popular nordestina em nosso projeto. Teremos
os nosso STAND do Rei do Baião.
1.2.
Agendar, caso o filme
venha para Ilhéus, uma tarde no cinema Santa Clara para assistir a história de
Luiz Gonzaga.
2- Confecção de camisas por grupo (de acordo seu ritmo) O logotipo
será confeccionado pelos alunos.
3- Confecção de STANDS de acordo os ritmos. Esses Stands serão
construídos pelos alunos com a orientação do seu professor orientador ou
padrinho/madrinha da turma .Nesses STANDS estarão contidos a história e principais artistas precursores de seu ritmo.
A decoração será de acordo o seu ritmo.
4- Serão usados dois dias
( à combinar) para a culminância do Projeto:
No primeiro dia: Abertura do Projeto com
apresentação musical de cantores(as) convidados
e visitação aos STANDS
confeccionados pelos alunos. Os alunos
estarão caracterizados e contarão aos visitantes a história e
importância do seu ritmo.
No segundo dia: Cada
grupo fará apresentações , de preferência caracterizados , do seu ritmo
escolhendo um artista para ser homenageado.
Para
fechar com chave de ouro, teremos o nosso tradicional desfile da beleza negra
com jurados convidados e as respectivas
premiações. Encerramento com uma atração musical.
Duração: O Projeto terá
aproximadamente 30 dias, entre o início das abordagens na sala de aula e a culminância . Datas à combinar.
Cronograma: O Projeto será efetivado
no espaço escolar nos três turnos de
ensino.
Recursos materiais: Para realização do projeto será preciso material para pesquisa e
confecção dos Stands:
Internet
Tv
pendrive
Datashow
Papel cartão
Papel cartolina colorido cores predominantes ( preto,amarelo,vermelho e verde)
Tinta
guache
Cola
Papel
cartão preto
Fita
crepe para colar
Papel
crepom
Caixa
de som com microfone
Para
as apresentações: aluguel de uma boa aparelhagem de som.
30 Midias
virgens para confecção de um cd
com musicas selecionadas para oferecer
aos jurados e professores participantes
Camisas
confeccionadas para a organização e apoio do projeto
Verificar
quem tem disco de vinil Para decoração
Bolas de assoprar coloridas ( mas muitas pretas )
Parceiros: É imprescindível a participação e o
envolvimento dos professores no desenvolvimento do projeto; o incentivo ao aluno quanto a sua
participação (valor de notas e em
quais disciplinas à combinar); a participação da coordenação, da
Direção e busca de parceria no meio artístico
e comercial local.
Culminância
01 DE DEZEMBRO
Avaliação: Através da confecção dos STANDS e das apresentações musicais:
Serão
avaliados os seguintes critérios:
a)
Pontualidade
b)
Participação
c)
Organização
d)
Espírito de Equipe
e)
Comportamento
f)
Fidelidade nas caracterizações
Bibliografia
HERNANDEZ,
Leila Leite. A África na sala de aula. Visita à História Contemporânea. São
Paulo.Selo Negro 2005.
MORAES.
J. Jota de. O que é Música. Coleção Primeiros Passos. São Paulo. Brasiliense.
2008.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_negra#No_Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário